Sistemas de medição e gerenciamento de energia permitem que o cliente tenha conhecimento e controle do seu consumo de energia. Em empresas onde o consumo de energia tem um peso relevante no custo de produção, este gerenciamento pode gerar economias muito significativas.
Em geral, um sistema é composto por medidores, softwares, e periféricos. Os medidores coletam os dados de energia e/ou consumo e permitem o acesso e verificação por meio remoto. Há vários tipos de medidores, e a MCI Engenharia faz a análise e planejamento para que seja instalado um modelo adequado à sua necessidade.
O mesmo acontece com os softwares. A MCI tem parceria com plataformas diversas, para vários tipos de necessidade. Com eles, é possível utilizar esses dados, conjugados com informações de produção, para geração de indicadores (KPIs), alarmes, dashboards, gráficos, relatórios e outras facilidades que podem ser adaptadas às necessidades do cliente.
Um plano de sistema de medição e gerenciamento de energia feito de acordo com as normas e a necessidade do cliente pode gerar muitos benefícios como:
- Reduzir despesas de energia;
- Melhorar a confiabilidade e o tempo de vida dos ativos de energia;
- Monitorar a utilização do equipamento para otimizar o gerenciamento de sua instalação elétrica e melhorar produtividade;
- Prevenção de problemas na sua instalação elétrica;
- Facilidades;
- Verificação de faturas, rateio de custos e sub-medição;
- Análise de eficiência, perdas e capacidade;
- Monitoramento e auditoria da qualidade da energia;
- Notificação e diagnóstico de problemas;
- Controle da demanda e do fator de potência;
- Controle de cargas, geradores ou outros equipamentos;